MOSTEIRO DO LEITÃO

Projecto

Tipologia

local

área de construção

Onde anteriormente se localizavam as instalações fabris da serração D. Pinho, nasce o Restaurante Mosteiro do Leitão, numa parcela com área de 14 550.55 m2. Devido ao elevado estado de degradação, as instalações foram alvo de demolição. Apenas a fachada principal foi mantida a fim de preservar a história e imagem do local.
O edifício, com capacidade para 482 pessoas sentadas, é composto por piso térreo e cave, que se destina à armazenagem de vinhos de forma a salvaguardar a temperatura e qualidade do mesmo.
O piso térreo é subdividido em três salas de leitão, a sala do Sandwich Club e a sala do peixe. A zona destinada ao leitão oferece uma grande flexibilidade do espaço, podendo ser subdivida em mais salas de forma a dar melhor resposta à pretensão do cliente.
As zonas de serviço são dotadas de uma singularidade defendida pelo restaurante. Por este motivo, toda a preparação do leitão, desde os fornos onde é assado até ao momento em que é servido, constituem processo que pode ser observado pelo cliente.
Dado o nome do restaurante e aliando as necessidades de organização de espaço e exposição solar, o Mosteiro do Leitão contempla um pátio central, trazendo à memória e fazendo referência aos claustros existentes nos mosteiros. Possui ainda um jardim exterior a sul e um outro pátio exterior para o qual se abre a sala do peixe.
É, deste modo, fortalecida e privilegiada a relação interior/exterior a fim de atingir maior harmonia no decorrer da utilização do espaço.

unspiritually

ayudas a la mujer soltera con hijos conceito mosteiro do leitão

Vallauris

          FACHADA ANTIGA · FACHADA RECUPERADA

CONTACTE-NOS

RUA ÁLVARO PIRES DE MIRANDA
LT 46 · 1ºDTº D
2415-369 LEIRIA
PORTUGAL

Comvicente

Atelier Arquitectura